domingo, 29 de dezembro de 2013

Um Feliz 2014

Queria desejar, a todas as pessoas que por aqui passam sendo amigos e não só, um Feliz Ano 2014. Que seja um ano que nos permita continuar a estar perto do mar. Muita saúde para todos e que consigam cumprir todos os bons objectivos a que se proponham.



Fiquem bem e sejam felizes.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Embarcações Tradicionais na Baía do Seixal



Aproveito para vos mostrar algumas embarcações tradicionais existentes na Baía do Seixal. As embarcações que vou partilhar convosco são de entidades e particulares, ambos os casos devem ser apoiados no sentido de manter viva esta tradição onde já são poucos os nautas que investem e adquirem este tipo de embarcações. No Seixal, o municipio é proprietário de 3 embarcações onde duas delas se encontram em condições de navegar. As associações de cariz náutico existentes no Concelho do Seixal, como é o caso da Associação Náutica do Seixal e a Associação Naval Amorense, também são proprietárias de uma embarcação cada e nivel particular, temos algumas pessoas que amam estas embarcações e juntam a este numero mais duas ou três embarcações que, felizmente, fazem crescer a quantidade destas embarcações que podemos ver a navegar na Baía do Seixal.

"Amoroso" Varino

"Baía do Seixal" Bote-Fragata

Catraio

"Raposinho" Catraio da A.N.S.

Catraio a navegar

"Amoroso" a navegar na Baía do Seixal

"Baía do Seixal" a chagar depois de um passeio na Baía

Canoa a navegar ao largo do "Caís de Pedra" (Rampa)

Mais um Catraio a  navega pelas águas da baía.

"Baía do Seixal" a navegar pelo Tejo

Espero que tenham gostado do que podem ver ao visitar o Seixal, posso vos garantir que vão dar um dia por muito bem passado. Estas embarcações são uma fonte de ensinamentos na marinharia bem como a arte de navegae, apareças que vão gostar. Para reservas ou marcações, contactar Municipio do Seixal  e no caso de quererem aprender a velajar com embarcações tradicionais (Catraios) contactem com a Associação Nautica do Seixal.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Boas Festas

Queria aproveitar este espaço para desejar a todos um Feliz Natal, que sejam muito felizes junto das pessoas que mais amam neste mundo. Sejam felizes!



Um abraço a todos e fiquem bem.

Nuno Fernandes ( Nós perto do mar)

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Nós de marinheiro - porta-chaves


Mais uma alternativa muito boa para fazer uns porta-chaves, os cabos são de materias diversos  e no seu interior leva uma argola de cortinados, pois é, parece que foram feitas para este fim. Não é muito difícil de fazer e no final até fica bom. Mais uns trabalhos que tenho feito ao longo do tempo e que agora quero partilhar, espero que gostem.










Assim me despeço por agora, espero que tenham gostado de mais estes trabalhos que aqui partilho e em breve acrescento mais porta-chaves com este formato mas com outros nós. Fiquem bem.

Um abraço a todos, 

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

domingo, 15 de dezembro de 2013

Nós de Marinheiro - Porta-chaves Libelinha


Um pedaço de cabo permite, a quem gosta de marinharia, por a imaginação em prática. Podemos aplicar diversas formas e fazer o que der na real gana. Neste post vou mostrar uma libelinhas que acabaram em porta-chaves bem como adereços para perdurar onde as gostar-mos de ver. O pessoal a quem mostro tem gostado e pedido para partilhar, então,  espero que gostem de mais estes nós que vos mostro com muito gosto.












Para já é o que existe para mostrar, em breve colocarei mais uns quantos nós feitos com outros cabos para dar continuidade a este formato. Espero que tenham gostado.

Um grande abraço a todos e obrigado por aparecerem neste nosso espaço.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Porta-chaves Pinha de Retinida Dupla

No seguimentos dos porta-chaves feitos recorendo ao Nó Pinha de Retinida, fiz uns quantos com duas pinhas e o pessoal gostou de ver. Assim, espero que também gostem destes que vou partilhar agora, brevemente voltarei a colocar mais alguns de outras formas e cores. Então aqui vai.














Mais uma alternativa possível para fazer porta-chaves ligados à marinharia e também ao mar. Espero que tenham gostado, para mais informações podem fazer por e-mail, obrigado.

Um abraço a todos,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Nós de marinheiro, pulseiras.



Por vezes dou comigo a pensar o que posso fazer, desta vez, com um pedaço de cabo. Depois de algumas voltas daqui e umas voltas dali acabei por fazer uma pulseiras que acho que até ficaram muito fixes. Neste poste vou colocar as que tenho no momento, feitas com cabo de 2 e 3 mm,  em breve colocarei outras feitas com cabos de outras cores, entre outras misturas. Como podem ver, podemos conjugar as cores que quiser-mos de forma a ir ao encontro do gosto de cada um, para já é o que tenho para vos mostrar, esperando que gostem.














Espero que tenha sido do vosso agrado, esta é mais uma alternativa para utilizar os nossos cabos, para que gosta de pulseiras, aqui fica uma ideia. Para mais informações façam o favor de contactar por e-mail, obrigado.

Um abraço para todos e não se afastem do mar.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Porta-chaves náutica de recreio (flutuadores)

Porta-chaves que podemos usar para colocar em segurança as chaves de uma embarcação. A proximidade que temos com a água juntamente com os movimentos que fazemos para manusear uma embarcação, qualquer distracção e lá vão umas chaves parar ao fundo do o mar ou do rio.

O que vos vou mostrar são nós com alguma simplicidade mas muita utilidade juntamente com as pequenas bóias que lhes juntei. Espero que gostem.







Espero que tenham gostado, a base de flutuação destes porta-chaves está nestas bóias de cortiça e plástico que me foram gentilmente oferecidas pelos pescadores  profissionais do Seixal, muito obrigado a todos eles.

Para mais informações queiram contactar por e-mail.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)