terça-feira, 20 de maio de 2014

Pulseiras feitas em cabo, para todos os gostos.

A pedido de vários amigos, que já tinham visto umas feitas anteriormente, estamos perto do verão vê lá se fazes uma pulseiras para dar um pouco de cor a esta vida. Não é o que mais gosto de fazer, tenho de ser franco, mas no final até ficam porreiras. Vamos ver o que o pessoal tem a dizer sobre estas pulseiras que vou partilhar. Informo que são feitas em cabo (filaças) de 2 mm. As pulseiras mais largas, levam umas pontas de cabo no seu interior para que possam ganhar volume. Espero que gostem, em breve e se gostarem podem encomendar, por agora estamos em fase de produção.










Por agora, é o que tenho para mostrar. Em um próximo artigo, vou colocar mais alguns modelos que estou a fazer, com outras formas e cores para abranger todos os gostos. Apareçam e um muito obrigado por seguirem este espaço.

Fiquem bem,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Encontro de Embarcações Tradicionais Seixal - Associação Náutica do Seixal

Estamos muito perto de uma iniciativa muito importante para a promoção da embarcações tradicionais típicas do Tejo. Uma oportunidade de ter um contacto directo com a história que carrega cada uma destes "museus" flutuantes. Cada embarcação é uma obre de arte, desde a forma artesanal como são construídas até as suas pinturas que nos deixam maravilhados com tanta cor.

Eu estarei presente, não vou perder esta oportunidade de poder participar neste encontro, ver estas embarcações que me cativam bastante, tenho muita simpatia por quem luta todos os dias para manter estas embarcações bem como as pessoas que fazem acontecer estas iniciativas, um muito obrigado. Abaixo fica o cartaz da iniciativa, venham daí.


Fiquem bem,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

domingo, 18 de maio de 2014

Porta-chaves, uma escada feita em cabo

Como vos tinha falado, aqui está o artigo com os porta-chaves com o formato de uma escada feito com recurso a um cabo. Este nó apresenta uma utilidade muito concreta, com ele podemos reduzir o grau de dificuldade de subida para uma embarcação em caís ou para ajudar a regressar à embarcação depois de um belo mergulho ou mesmo uma queda acidental. Desta vez, aparece em formato de porta-chaves, achei piada e fiz uns quantos para poder tirar umas fotos e partilhar convosco.







Para já ficam com esta pequena amostra, brevemente colocarei mais uns quantos porta-chaves, feitos com outros cabos e cores.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

terça-feira, 13 de maio de 2014

De uma escada para um artigo decorativo.

Já fazia algum tempo que estava para fazer uma escada com o recurso a um cabo. Não é muito difícil de executar mas o tempo não é muito e já vinha adiando até que... é hora de o colocar para ser visto. Aqui está apresentado como decorativo mas pode tornar-se de grande utilidade, se houver essa necessidade estamos safos de forma mais simples e segura que o nó de bombeiro, embora leve muito mais tempo a fazer. Agora que está feito, é hora de partilhar convosco, espero que gostem.



Num próximo artigo vou mostrar uns porta-chaves que vou fazer com estas escadas, para esse fim vou utilizar um cabo de espessura inferior, de forma a reduzir o seu volume. Estes podem ser utilizados para decorar uma parede ou outro local qualquer. Apareçam para depois verem no que dá, antevejo que fique um trabalho muito fixe.

Um grande abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

Arte de marinheiro - Workshop sobre o Nó Pinha de Retenida

Mais uma iniciativa bastante importante para a divulgação da marinharia. Como tenho acompanhado, posso vos dizer que já vai na 3ª edição deste workshop, uma adesão muito boa que mostra o interesse, que esta arte tão bonita, pode causar nas pessoas. Os meus parabéns para mais esta iniciativa, fico muito satisfeito quando encontro pessoas que gostam de divulgar esta arte, mais contente por estarem perto de mim. Um grande abraço a todos os envolvidos. Agora, deixo o cartaz com todas as informações para quem queira participar.





Apareçam, não se vão arrepender de participar no workshop, com a certeza de que ficam a saber como fazer um dos nós que mais gosto de executar.

Um abraço para todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Nós decorativos, porta-chaves (3ª parte)

Por fim, e como vos tinha dito no final do artigo anterior, partilho convosco o mesmo formato de porta-chaves, feitos com cabos de uma qualidade muito superior, o que melhora significativamente o acabamento de cada um. Vamos ver do que falo para confirmarem a qualidade destes artigos, gostei muito do trabalho final, venham daí as vossas opiniões.

















Espero que tenham gostado, agora vamos aguardar por novidades na vertente decorativa, vão aparecendo para acompanharem este vosso espaço, obrigado.

Um grande abraço a todos, fiquem bem.
Nuno Fernandes, (Nós perto do mar)


terça-feira, 6 de maio de 2014

Nós decorativos, porta-chaves (2ª parte)

No seguimento do primeiro artigo, volto a colocar mais uns porta-chaves com o mesmo tipo de materiais mas com outras combinações de nós a complementar. De notar que em alguns casos foi aumentada a quantidade de cabos utilizados na confecção, aumentando a espessura do artigo. De salientar que estes nós não tem capacidade de flutuação. para esse fim temos alguns artigos no blog para poderem ficar com uma ideia do que falo. Aqui vai...
























Por agora são estas as combinações que vos posso mostrar. No terceiro artigo, vou colocar os mesmos porta-chaves mas confecionados com cabo de melhor qualidade o que melhora o acabamento final de cada um. Vão aparecendo neste vosso espaço que eu cá estarei para ajudar no que me for possível para divulgar esta arte, fiquem bem.

Um abraço a todos,
Nuno Fernandes, (Nós perto do mar)

sábado, 3 de maio de 2014

Nós decorativos, flôr de liz

A Arte de marinheiro apresenta algumas variantes. A vertente decorativa, depois de entender e saber usar os nós mais importantes, é uma das que mais tenho desenvolvido. Desta vez, venho mostrar um nó que se faz com bastante facilidade e que acaba por ser um artigo decorativo que possamos oferecer a quem queremos bem. 
 







Mais um nó para o pessoal poder apreciar, simples mas tem o ser quê, agora é altura de preparar outros para depois poder partilhar com todos, de seguida vem a continuação do artigo dos porta-chaves decorativos.

Um abraço,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)