quarta-feira, 20 de maio de 2015

A norte das Berlengas, Peniche

Boa noite pessoal, passo por aqui para vos cumprimentar e partilhar mais uma caminhada pelo mar de Peniche. Saída marcada para as 05h30, o que obriga a arrancar muito cedo do Seixal. Ainda são uns kms até ao destino, com paragem obrigatória para o café. 

Já em Peniche, era hora de embarcar, carregar o material e siga caminho que desta vez era para norte, com as Berlengas à bombordo. Gosto muito deste pedaço de mar, uma vez por mês dou lá um salto a passar o dia ao largo com uns amigos.

Saímos para o mar em uma bela embarcação, são uns bons metros de fibra ao nosso dispor com um bom poço e um espaço cabinado com uma dimensão muito considerável, onde pescamos, fazemos uns vídeos e tiramos umas fotos para mais tarde recordar. A vista é brutal, desta vez não deu para por os olhos nas Berlengas mas a costa mais para norte também é muito bonita. 

Não posso deixar de falar da massada feita pelo marinheiro de serviço, boa gente mas com o mau feito de molhar o pessoal, ehehehehe A massada é mesmo boa, nunca fica uma massa no fundo do tachão. São muitos anos nas costas... a trabalhar no mar.

São momentos muito bem passados, estar ao largo dá a possibilidade de deixar a costa e ter a paz da relação com o mar. Mar esse que mexia um bocadinho, à saída do porto tivemos de lidar com as ondas que se formavam com o vento que se fazia sentir, daí a nossa investida para norte, ficávamos um pouco mais protegidos mas tínhamos de passar por aquele bocado de água mais mexida.

Dia com o respectivo peixe, mais para uns do que para outros, foi um dia difícil de pesca porque o peixe comiam de faca e garfo.

O regresso ao porto correu na melhor das tranquilidades enquanto continuávamos a lavar a vista a olhar para a costa, mais um bocadinho de mar à entrada e estávamos em terra, ai agradecem os que ficam enjoados, por o pé no cais é o melhor remédio.



Já em terra, não arrancamos para sul sem a habitual paragem para o café, sempre no Clube Naval de Peniche na esplanada a olhar para o mar enquanto recapitulamos o dia e começamos as despedidas. São sempre dias muito bem passados, adoro o mar e o convívio que o mesmo me proporciona. Existe o núcleo duro dos que estão sempre presentes a quem se vão juntando pessoas novas a cada saída, até ai faz bem, conhecemos boa gente.

Grande abraço para todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)


terça-feira, 12 de maio de 2015

Curso Pintura Tradicional em Embarcações Típicas do Estuário do Tejo

Passado um ano, eis mais um curso de pintura tradicional, um contributo da Associação Náutica do Seixal para a preservação das embarcações típicas do Tejo.


Integrada no programa cultural 2015 do Projecto Raposinho, esta é mais uma acção que pretende aproximar as pessoas a uma arte antiga e que tem uma grande importância na história deste tipo de embarcações. São oportunidades únicas de aprender a realizar trabalhos espectaculares que decoram todas estas embarcações. Venha participar e adquirir conhecimentos que o vão permitir colaborar na ajuda em preservar não só a arte em si como as respectivas Embarcações Tradicionais, venha daí...

Mais informações sobre o programa do curso em: http://projetoraposinho.blogspot.pt/

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Casco Antiguo - 2ª Limpeza Subaquatica na barragem Castelo de Bode

Mais uma acção muito importante de ajuda à natureza, todos sabemos que está doente mas poucos são os que a querem ajudar. Destaco esta interversão no sentido em que se consegue retirar muitos quilos de lixo que se encontra depositado nos fundos, sejam eles rios ou no mar.


Faço votos para que a iniciativa, integrada no "Dia Mundial do Ambiente" tenha o maior sucesso possível e obrigado pela preocupação que demonstram pelo ambiente, ficamos todos muito gratos. Continuação do bom trabalho.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)