sábado, 23 de junho de 2018

Dia da Marinha do Tejo

"O Cais da Moita vai ser palco para a cerimónia do Dia da Marinha do Tejo, hoje, dia 23 de junho, a partir das 10:00h."

foto: Nós perto do mar
"Com as embarcações típicas do Tejo como pano de fundo, a cerimónia vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Moita, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e do Presidente da Direção da Associação Marinha do Tejo.
 
Durante a iniciativa, será assinado o Livro de Registos da Marinha do Tejo pelos proprietários e arrais das embarcações da Marinha do Tejo. Segue-se o embarque das tripulações e dos convidados nas embarcações da Marinha do Tejo que rumarão, em desfile, até à Base Naval de Lisboa (Alfeite), onde terá lugar um convívio entre tripulantes e convidados e uma visita a unidades da Base Naval pelos proprietários, arrais e tripulações, durante a tarde.

Recorde-se que este evento surgiu em 2008, na sequência de um despacho do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar que determina a realização de um conjunto de iniciativas que contribuam para preservar o significado histórico-cultural da Marinha do Tejo e dinamizar a sua ação, entre as quais a constituição de um polo vivo do Museu da Marinha.

A Marinha do Tejo é o nome pelo qual ficaram conhecidas as embarcações e a comunidade de marítimos das zonas ribeirinhas que tiveram um papel relevante na defesa do país, contribuindo de forma determinante para a proteção da cidade de Lisboa no início do século XIX, especialmente por ocasião da terceira invasão francesa."

Informação retirada do site: C.M.Moita 

Um abraço a todos,

Nós perto do mar

domingo, 17 de junho de 2018

Azulejo Português, Inspirado no Rio Tejo

Faz algum tempo que tenho estas fotografias para partilhar e de hoje não passa. São peças de grande beleza que ainda podem ser vistas no Seixal. São azulejos Portugueses inspirados em motivos do Rio Tejo e a ligação das suas gentes com a riqueza que trazia como modo de subsistência. Está brutal..

Representa as profissões ligadas à construção e reparação das embarcações existentes na altura.

Retrata a força do trabalho, neste caso a pesca e a estiva era o forte.

"Muleta" símbolo do Seixal, embarcação pesqueira
De seguida, podemos ver azulejos que representam as embarcações de carga (água a cima) que eram os Varinos, Botes Fragata, Canoas e Catraios como apoio nas manobras e acesso a terra.
 



Pode visitar este azulejos num chafariz existente no Largo Joaquim Santos Boga, 2840 Seixal.

Um abraço a todos,

Nós perto do mar

sábado, 9 de junho de 2018

Encontro Embarcações Tradicionais do Seixal 2018

No próximo fim de semana, 16/17 do corrente, vai se realizar mais um encontro de embarcações típicas, dando oportunidade, aos interessados, de ter um contacto directo com a história do Tejo. Passeios gratuitos para quem queira aproveitar e ver como são manobradas estas embarcações. Eu estarei presente e aconselho que apareçam por cá. Deixo o cartaz com algumas informações do evento, para mais informações deve contactar com a organização do evento.


Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Arte Marinheiro, costura cabo 8 ramos

Alça costurada na extremidade de um cabo, 
Este é o tema que venho partilhar, não tenho tutorial feito mas será uma etapa a acrescentar a este blog. Ainda assim penso que vale a pena ver umas fotos a ilustrar uma costura com um cabo de oito ramos. Eu conheço duas formas diferentes de costurar com oito ramos e neste artigo dá para ver a mais simples. logo que possa, mostrarei a outra opção que conheço.



Fica aqui mais este trabalho que foi feito para um nauta amigo. Grande abraço!

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)