sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Museu Fabrica da Pólvora no Seixal

Boa tarde a todos,
Venho partilhar com esta boa gente umas fotos que tive a oportunidade de colher numa visita rápida que fiz à antiga fabrica da pólvora e Sta. Marta do Pinhal, Corroios, Seixal. Certo que não tem nada a ver com o mar mas penso ser importante dar a conhecer um pouco dos materiais utilizados para mover toda a linha existente em toda a fabrica.


Não posso entrar em grandes pormenores e explicações por não ser a minha área mas deixo um Link no final onde podem retirar toda a informação, se for do vosso interesse. Começo por vos mostrar a caldeira, o vapor era responsável por fazer funcionar toda a mecânica.


O vapor aqui produzido pela queima de madeira é canalizado, por meio de tubagem, para um motor a vapor que se encontra a alguns metros e num piso superior. Grande máquina, ainda a funcionar que parece um relógio.







Este motor mono-cilíndrico, é ligado a uma grande roda mecânica que, através de uma cinta, faz girar um cabo de aço que liga a toda a fábrica e alimenta todos os outros instrumentos de fabrico e transformação da pólvora.







Tudo isto não podia funcionar sem algum método de arrefecimento, na falta do actual radiador, eis o sistema utilizado.




Para terminar, fica uma fotografia dos manómetros onde era controlada a temperatura existente na caldeira e no motor.

 
Peço desculpa de não desenvolver mas a minha intenção é dar a conhecer este espaço que mostra um pouco da história existe no meu concelho e convidar todos a visitar esta maravilha da história da mecânica e da pólvora.

Não posso deixar de dizer que o espaço podia estar em melhores condições, falo de obras de fundo que em muito dignificava e valorizava o local bem como acolhia melhor que queira visitar este museu.


Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)









terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Moinho Maré de Corroios, 2ª parte

Boa gente, uma boa noite a todos,
No seguimento de um artigo que fiz a divulgar um dos moinhos de maré existentes no Concelho do Seixal, hoje venho mostrar um pouco do seu interior. Uma visita curta que permitiu colher algumas fotos para que possam ter uma ideia, um pouco melhor, do que podem encontrar. Um espaço muito bem cuidado pelo amigo Meias e restante equipa.

Vou começar por umas fotos do exterior deste museu, é um edifício lindo, merece ser visitado por todos nós. 









Agora só um aparte, adoro o que vejo por esta janela. será parte do meu futuro?



Voltando ao "nosso" moinho de maré, agora tenho aqui meia dúzia de fotos que vale a pena ver, espero que abra o apetite para que venham visitar.
Não vou fazer nenhuma explicação porque não estou habilitado mas o amigo Meias e a equipa existente vão certamente vos ajudar a viajar no tempo e perceber como tudo isto ganhava vida, sempre com a maré.






A razão de ser de tudo isto!

Como vos disse, existe aqui muita história a conhecer, como tal, não deixe de visitar este espaço e passar umas horas num local bonito por dentro e por fora.

Um abraço a todos, Boa gente

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Fonte da Telha, cheia de Sol

Boa gente,
Nem sempre conseguimos estar perto do mar, mas todos sabem do bem que nos faz o poder cheirar, recarrega baterias e ajuda-nos a pensar. O mar ajuda a encontrar respostas aos problemas que temos em terra. O mar é a vida e eu perto dele quero estar.... com todo o respeito que me merece.




Muito obrigado Sol da Cunha pelas belas fotografias, ajudam a matar saudades do mar.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)