segunda-feira, 10 de março de 2014

Ericeira, "onde o mar é mais azul"

Um dia muito bem passado ao largo da Ericeira, onde as gentes locais dizem ser "onde o mar é mais azul".Uma terra muito bonita vista do mar. Em terra deu para ter uma pequena noção do que aquelas gentes sofreram com os recentes dias de temporal. Grande parte da zona piscatória, "praia dos pescadores" foi afectada pela força das ondas, que entravam sem qualquer piedade. Os pescadores diziam que "parecia que o diabo andava á solta". Quero deixar um grande abraço para o mestre Samuel, grande malha, boa gente. Recebeu-nos muito bem, ficando marcado, a convite do próprio, um arroz de polvo feito por ele, assim que o tempo comece a aquecer e o polvo se deixe ver, lá estaremos.

Deu para ter um pequeno contacto com os pescadores, a realidade em que vivem e as dificuldades que o mar lhes colocam para que possam desenvolver a sua actividade piscatória. Vivem sem porto de abrigo, chamam-lhe de porto mar. A entrada das embarcações pesqueiras são colocadas com um tratar recorrendo a uma rampa de vararadouro. As embarcações de fibra são colocadas através de um guindaste, estratégicamente colocado perto do mar. Vou deixar umas fotos para tentar ilustrar o que vos contei.

Algumas fotos da Ericeira, tiradas ao largo, quando nos dirigia-mos para o Porto Mar junto à praia dos pescadores.









Agora vou partilhar umas fotos do momento em que a embarcação, em que navegamos, se dirige para terra. Para esta operação correr bem, á que alinhar a embarcação ao tractor que a espera em terra. De seguida, fica tudo ao cargo do tractor e manobrador que nos transportam para terra. Nunca tinha tido uma experiência assim, entrar e sair a reboque.






A Grua, é a restante alternativa para se colocar uma embarcação na água. São limitações a que estas pessoas já estão habituadas.




Agora vou colocar umas fotos da zona de estacionamento a seco, local onde pernoitam as embarcações de pesca profissional.






Para terminar, deixo umas fotos que dão uma pequena ideia do susto que o mar pregou nesta boa gente. Aproveito para deixar um grande abraço a todos com os votos de que possam recuperar dos prejuízos o mais breve possível.




Foi um dia muito bem passado, estas gentes recebem bem, fazem tudo para que quem apareça fique com vontade de regressar, e eu vou voltar. Fica um grande abraço para todos e visitem a Ericeira, não se vão arrepender.


Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

2 comentários:

  1. obrigado nuno pelas tuas palavras foi um gosto vos receber aqui na Ericeira, foi pena a falta de peixe, mas o arroz de polvo esta prometido e iremos o fazer em breve OBRIGADO POR TUDO PARA A MALTA DO SEIXAL

    ResponderEliminar
  2. Na pesca, o peixe é sem duvida muito importante mas não é tudo. Não podemos esquecer o convivio que foi 5 estrelas. Posso afirmar que fiquei com vontade de voltar e por isso posso dizer que nos vemos em breve.

    Vai daqui um grande abraço.

    Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

    ResponderEliminar

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!