Amigos

segunda-feira, 26 de março de 2018

Nó Cabeça de Turco, Porta-chaves

Porta-chaves inspirado em nó Gilweell



Boas boa gente,
Nem sempre é altura de produção de artigos ligados à arte de marinheiro, neste caso refiro me à vertente decorativa. O trabalho tem sido mais direccionado para costuras e amarrações para embarcações e poitas. Daí me ter dado vontade de fazer uns porta-chaves decorativos para vos mostrar.


Na base destes trabalhos está o nó Anel de Gilwell, ou também conhecido por nó Cabeça de Turco a fixar uma esfera/cilindro flutuante, neste caso em particular em madeira e plástico. Vamos então ao que interessa...


Nos porta-chaves ligados ao mar, neste caso para quem quer proteger as chaves da sua embarcação no caso de queda na água, podemos utilizar materiais de maior flutuabilidade, como é o caso do trabalho que vem em seguida. Para garantir, usei uma bóia de rede de pesca e não falha.



Espero que tenham gostado de mais este trabalhos, cá vou continuando a divulgar esta maravilhosa arte de marinheiro nas suas mais diversas vertentes.

Um abraço a todos,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

sábado, 24 de março de 2018

Defensas Tradicionais, Rope Fender

Defensas feitas com cabo
 
Defensa feita em algodão cru

Um dos trabalhos de marinharia que sempre admirei foram as defensas construídas com cabo. Até começar a fazer estes trabalhos, foi preciso muito tempo de aprendizagem. Hoje, nos dias que correm, poucas são as pessoas que fazem estes trabalhos, e muitas das que sabem, deixaram de fazer o que torna a aquisição de sabedoria muito mais difícil.

Defensa feita em cabo sintético

Fui dando conta que existem outros factores que dificultam fazer este tipo de defensas, a quantidade de cabo que é necessário para a sua execução é um ponto importante, visto que para fazer uma pequena defensa de 35cm x 9cm leva perto de 30 metros de cabo de 6mm (indicada para um Catraio). O preço do Sisal ou Cânhamo também não está fácil e juntando o trabalho que dá, só alguns sabem dar valor, tornam estes trabalhos caros para quem se apresente como comprador.

Defensas feitas em cânhamo

Para quem quiser aprender, prometo que logo que tenha tempo faço um pequeno tutorial para ajudar o pessoal. Neste caso podem ser utilizados cabos velhos que já não oferecem segurança, podemos com eles fazer trabalhos muito porreiros.

Defensa feita com cabo reciclado.

Também não posso deixar de dizer que, a qualidade do acabamento dos trabalhos desta arte não depende só da sabedoria de quem os faz mas também da qualidade dos cabos que usamos. Eu até agora elevo o cânhamo como o cabo que deixa melhor acabamentos.

Defensa feita em Sisal


Defensa feita em Sisal base sintética

Eu, vou tentar dar continuidade a esta arte de marinheiro, fazendo a minha parte aprendendo e tentando ser uma alternativa a que esteja interessado em encomendar estes trabalhos. Já surgiram alguns contactos para defensas de maiores dimensões, espero poder ver em breve Varinos, Botes, Canos e Catraios a desfilarem defensas, em vez de pneus, feitas por mim.

Espero que tenham gostado, se sim, deixem uma opinião para ajudar o dar animo a esta arte. Em breve coloco mais trabalhos que estão para sair...

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)