Amigos

sábado, 24 de março de 2018

Defensas Tradicionais, Rope Fender

Defensas feitas com cabo
 
Defensa feita em algodão cru

Um dos trabalhos de marinharia que sempre admirei foram as defensas construídas com cabo. Até começar a fazer estes trabalhos, foi preciso muito tempo de aprendizagem. Hoje, nos dias que correm, poucas são as pessoas que fazem estes trabalhos, e muitas das que sabem, deixaram de fazer o que torna a aquisição de sabedoria muito mais difícil.

Defensa feita em cabo sintético

Fui dando conta que existem outros factores que dificultam fazer este tipo de defensas, a quantidade de cabo que é necessário para a sua execução é um ponto importante, visto que para fazer uma pequena defensa de 35cm x 9cm leva perto de 30 metros de cabo de 6mm (indicada para um Catraio). O preço do Sisal ou Cânhamo também não está fácil e juntando o trabalho que dá, só alguns sabem dar valor, tornam estes trabalhos caros para quem se apresente como comprador.

Defensas feitas em cânhamo

Para quem quiser aprender, prometo que logo que tenha tempo faço um pequeno tutorial para ajudar o pessoal. Neste caso podem ser utilizados cabos velhos que já não oferecem segurança, podemos com eles fazer trabalhos muito porreiros.

Defensa feita com cabo reciclado.

Também não posso deixar de dizer que, a qualidade do acabamento dos trabalhos desta arte não depende só da sabedoria de quem os faz mas também da qualidade dos cabos que usamos. Eu até agora elevo o cânhamo como o cabo que deixa melhor acabamentos.

Defensa feita em Sisal


Defensa feita em Sisal base sintética

Eu, vou tentar dar continuidade a esta arte de marinheiro, fazendo a minha parte aprendendo e tentando ser uma alternativa a que esteja interessado em encomendar estes trabalhos. Já surgiram alguns contactos para defensas de maiores dimensões, espero poder ver em breve Varinos, Botes, Canos e Catraios a desfilarem defensas, em vez de pneus, feitas por mim.

Espero que tenham gostado, se sim, deixem uma opinião para ajudar o dar animo a esta arte. Em breve coloco mais trabalhos que estão para sair...

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

11 comentários:

  1. Seria ótimo poder aprender como fazer alguns desses nós. Sou formado pela marinha mercante brasileira e gosto muito desses trabalhos manuais. Voce teria algum tutorial virtual em pdf com explicações de como fazer os nós?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode encontrar na net, youtube alguns tutoriais que o podem ajudar, pesquise por "Rope fender".
      Cumprimentos e boa sorte.

      Eliminar
    2. nenhum retorno em sites com tutoriais para fazer defensas, nem em portugues nem outros sites do exterior, talvez em alemão, sueco, russo.........

      Eliminar
  2. Estou encantada com a defensa redonda! Parabéns! Me inspirou bastante! Meu pai foi da Marinha e tenho uma bolsa de criança feita por ele com nós. Cheguei ao seu site porque vi um balanço em um site inglês que usa madeira de demolição e cabos náuticos. Eu estava pesquisando cabos e me deparei com sua defensa que está igual ao balanço da Kate Midleton no jardim de Chelsea em 2019!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Isabela,
      Muito obrigado pelas suas palavras, são trabalhos que faço com muito gosto e fico feliz de saber que as pessoas apreciam,
      Cumprimentos,

      Eliminar
  3. Há algum livro que possa ser indicado que contenha tutorial para fazer defensas? Os trabalhos são muito bonitos, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. na internet ninguém ensina a fazer uma defensa de cabos, os vídeos que tem no youtube são pura enrolação, não ensinam em passo a passo, só mostram geral como fazer, é impossível acompanhar a confecção de uma defensa feita de cabos, e tbm não existem livros com boa didática para fazer defensas, na verdade pode ser considerada uma ciência hermética.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, estamos precisando comprar defensas de sisal, poderia indicar alguma empresa

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,
    Eu mesmo faço este tipo de trabalhos, tenho algumas defensas já feitas e posso fazer por medida.

    ResponderEliminar

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!