Defensas feitas com cabo
Defensa feita em algodão cru |
Um dos trabalhos de marinharia que sempre admirei foram as defensas construídas com cabo. Até começar a fazer estes trabalhos, foi preciso muito tempo de aprendizagem. Hoje, nos dias que correm, poucas são as pessoas que fazem estes trabalhos, e muitas das que sabem, deixaram de fazer o que torna a aquisição de sabedoria muito mais difícil.
Defensa feita em cabo sintético |
Fui dando conta que existem outros factores que dificultam fazer este tipo de defensas, a quantidade de cabo que é necessário para a sua execução é um ponto importante, visto que para fazer uma pequena defensa de 35cm x 9cm leva perto de 30 metros de cabo de 6mm (indicada para um Catraio). O preço do Sisal ou Cânhamo também não está fácil e juntando o trabalho que dá, só alguns sabem dar valor, tornam estes trabalhos caros para quem se apresente como comprador.
Defensas feitas em cânhamo |
Para quem quiser aprender, prometo que logo que tenha tempo faço um pequeno tutorial para ajudar o pessoal. Neste caso podem ser utilizados cabos velhos que já não oferecem segurança, podemos com eles fazer trabalhos muito porreiros.
Defensa feita com cabo reciclado. |
Também não posso deixar de dizer que, a qualidade do acabamento dos trabalhos desta arte não depende só da sabedoria de quem os faz mas também da qualidade dos cabos que usamos. Eu até agora elevo o cânhamo como o cabo que deixa melhor acabamentos.
Defensa feita em Sisal |
Defensa feita em Sisal base sintética |
Eu, vou tentar dar continuidade a esta arte de marinheiro, fazendo a minha parte aprendendo e tentando ser uma alternativa a que esteja interessado em encomendar estes trabalhos. Já surgiram alguns contactos para defensas de maiores dimensões, espero poder ver em breve Varinos, Botes, Canos e Catraios a desfilarem defensas, em vez de pneus, feitas por mim.
Espero que tenham gostado, se sim, deixem uma opinião para ajudar o dar animo a esta arte. Em breve coloco mais trabalhos que estão para sair...
Um abraço a todos,
Um abraço a todos,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)
Seria ótimo poder aprender como fazer alguns desses nós. Sou formado pela marinha mercante brasileira e gosto muito desses trabalhos manuais. Voce teria algum tutorial virtual em pdf com explicações de como fazer os nós?
ResponderEliminarPode encontrar na net, youtube alguns tutoriais que o podem ajudar, pesquise por "Rope fender".
EliminarCumprimentos e boa sorte.
nenhum retorno em sites com tutoriais para fazer defensas, nem em portugues nem outros sites do exterior, talvez em alemão, sueco, russo.........
Eliminarbom trabalho
ResponderEliminarMuito obrigado, cumprimentos
EliminarEstou encantada com a defensa redonda! Parabéns! Me inspirou bastante! Meu pai foi da Marinha e tenho uma bolsa de criança feita por ele com nós. Cheguei ao seu site porque vi um balanço em um site inglês que usa madeira de demolição e cabos náuticos. Eu estava pesquisando cabos e me deparei com sua defensa que está igual ao balanço da Kate Midleton no jardim de Chelsea em 2019!
ResponderEliminarBoa tarde Isabela,
EliminarMuito obrigado pelas suas palavras, são trabalhos que faço com muito gosto e fico feliz de saber que as pessoas apreciam,
Cumprimentos,
Há algum livro que possa ser indicado que contenha tutorial para fazer defensas? Os trabalhos são muito bonitos, parabéns.
ResponderEliminarna internet ninguém ensina a fazer uma defensa de cabos, os vídeos que tem no youtube são pura enrolação, não ensinam em passo a passo, só mostram geral como fazer, é impossível acompanhar a confecção de uma defensa feita de cabos, e tbm não existem livros com boa didática para fazer defensas, na verdade pode ser considerada uma ciência hermética.
ResponderEliminarBoa tarde, estamos precisando comprar defensas de sisal, poderia indicar alguma empresa
ResponderEliminarBoa noite,
ResponderEliminarEu mesmo faço este tipo de trabalhos, tenho algumas defensas já feitas e posso fazer por medida.
Oi, nossa realmente um trabalho incrivel! Meu pai tinha 3 feito por um amigo que o presenteou. Deles sobreviveu um cilindrico e 1 redondo como uma guirlanda. O de formato de ancora despois da infancia nunca mais vi!
ResponderEliminar