Amigos

sábado, 12 de outubro de 2019

Moliceiros de Aveiro com motores electricos até 2023

Ai está um grande exemplo que as gentes de Aveiro, directamente ligados ao mar, estão a dar com um grande combate visível à poluição. Segundo consta, até 2023 todas as 22 embarcações típicas Moliceiros que operam na ria, vão ter  que equipar estes motores eléctricos. Um forte investimento, visto que cada motor, mais conjunto de baterias, pode ascender os 35.000€, mais caro do que a própria embarcação mas sem duvida um passo muito importante não só na poluição que os motores enviam para os ar mas também os combustíveis e óleos que são derramados no mar.

Um investimento que só é feito por quem pode ter uma visão de futuro onde o ambiente está incluído. Não existe mais tempo para politiquices, é altura de passar para o terreno.

Neste momento está uma embarcação em testes e os resultados tem sido muito positivos por parte dos passageiros que contratam este serviço. O silêncio que a viagem passam a ter ser o ruído do motor é o pormenor muito apreciado por todos.

Os operadores salientam a necessidade de pequenos testes e um bom equipamento de carregamento nas margem por questões de autonomia. A autarquia compromete se a ter esses equipamentos de carregamento e todas as áreas adjacentes aos cais existentes nos canais da ria.

Deixo os parabéns pelo projecto e vejo no Tejo uma grande necessidade de projectos arrojados como este. Passa por existir vontade politica de quem pode decidir e com a colaboração de todos, a médio prazo, seria possível fazer o mesmo nas embarcações que operam no Tejo. 


Fonte: SIC Noticias.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!