É sempre com um prazer enorme que aproveito, este meu espaço, para dar a conhecer o que de mais importante acontece na nossa Baía do Seixal. A náutica de recreio, a fauna e flora costumam ser os temas mais falados, entre outros que tragam vida e melhorem a condições da mesma.
As embarcações tradicionais são de grande importância no bom trabalho que se tem feito em dar vida a um património que trás de volta largos anos de história e identidade do que foi em tempos a "nossa" Baía.
Desta feita, apresento a embarcação tradicional "BAGUINHO", mais um catraio a dar vida ás nossas águas. Este de propriedade do meu amigo Rui Fragoso, um amante deste tipo de embarcações.
Estamos a falar de um Catraio que arma vela latina triangular, uma catita de espicha à popa e um pequeno estai á proa. Oriundo de uma Lancha Fragateira, foi transformada em 1986 em que lhe deram o nome de "Vasco e Zita". Já uns anos passado e em 2003 é adquirida pelo actual proprietário da Canoa "Bobaça", o Vasco de Sarilhos Pequenos. Na mesma altura é baptizada com o nome de "Baguinho", que veio a manter até aos dias que correm. Pois é, como não é só o mundo que dá muitas voltas, no inicio deste ano ganhou novo rumo, agora a agulha apontava para a Baía do Seixal, ai está ela a navegar...
Com uma lotação de 4 pessoas, o "Baguinho" tem 5 mt´s de comprimento, de boca 1,70 e 0,65 de pontal. A Sua arqueação ronda os 510 Kg.
Este Catraio faz parte de um conjunto de embarcações tradicionais, de pequeno porte, existentes nesta baía. Brevemente vão a estaleiro para a sua devida manutenção, estarão de regresso no dia 25 de Abril, onde farão parte de um conjunto de iniciativas alusivas aos 40 anos de liberdade. Haverá navegação livre na Baía e estarão em caís aberto para poderem ser apreciadas pela população.
Apareçam, venha visitar esta maravilhosa terra que é o Seixal. Não faltam motivos de interesse para que passe um dia muito agradável, para quem gosta de barcos e mar, é como se sentisse em casa.
Um Abraço a todos,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)