Amigos

sábado, 22 de março de 2014

Savelha, já se deixam ver...

Como a marinharia está ligada ao mar, também não podemos deixar de fora os peixes. Tenho muito gosto em divulgar, sempre que possível, um pouco da flora e fauna que fazer parte da "nossa" Baía do Seixal. 

 Um dia destes, enquanto me dirigia ao caís municipal do Seixal, fui ter com os pescadores locais para ver como andavam as capturas, parece que a coisa não anda nas melhores marés mas a lua também não estava de feição. Quanto cumprimentava o pessoal deparei com 3 ou 4 peixes que desde logo me despertaram a atenção, que é isto amigos? sabendo eu que se tratavam de Savelhas, da família da Sardinha em que a maior diferença está na boca, o maxilar inferior avança ligeiramente em relação ao superior.


Fiquei muito admirado pelo que estava a ver, sabia da sua existência na Baía à uns largos anos mas não tinha conhecimento que estava de volta. É com muita satisfação que tenho o prazer de vos mostrar mais uma espécie que volta a confiar nas águas do Tejo, neste caso para desovar,Tenho muita confiança que a qualidade da água vai continuar a melhorar e espero por surpresas mais raras de encontrar.

Um grande abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

1 comentário:

  1. savelha em Setubal está em pão, pratico pesca com amostra ao robalo, cada tiro uma savelha e robalos poucos! a savelha anda muito misturada com as bailas ou várias, são peixes predadores que se alimentam-se de esquilha que abudam muito nos estuários.

    ResponderEliminar

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!