Amigos

domingo, 30 de março de 2014

Catraio "Baguinho", recente pérola da Baía do Seixal

É sempre com um prazer enorme que aproveito, este meu espaço, para dar a conhecer o que de mais importante acontece na nossa Baía do Seixal. A náutica de recreio, a fauna e flora costumam ser os temas mais falados, entre outros que tragam vida e melhorem a condições da mesma.

As embarcações tradicionais são de grande importância no bom trabalho que se tem feito em dar vida a um património que trás de volta largos anos de história e identidade do que foi em tempos a "nossa" Baía.

Desta feita, apresento a embarcação tradicional "BAGUINHO", mais um catraio a dar vida ás nossas águas. Este de propriedade do meu amigo Rui Fragoso, um amante deste tipo de embarcações.


Estamos a falar de um Catraio que arma vela latina triangular, uma catita de espicha à popa e um pequeno estai á proa. Oriundo de uma Lancha Fragateira, foi transformada em 1986 em que lhe deram o nome de "Vasco e Zita". Já uns anos passado e em 2003 é adquirida pelo actual proprietário da Canoa "Bobaça", o Vasco de Sarilhos Pequenos. Na mesma altura é baptizada com o nome de "Baguinho", que veio a manter até aos dias que correm. Pois é, como não é só o mundo que dá muitas voltas, no inicio deste ano ganhou novo rumo, agora a agulha apontava para a Baía do Seixal, ai está ela a navegar...




Com uma lotação de 4 pessoas, o "Baguinho" tem 5 mt´s de comprimento, de boca 1,70  e 0,65 de pontal. A Sua arqueação ronda os 510 Kg.

Este Catraio faz parte de um conjunto de embarcações tradicionais, de pequeno porte, existentes nesta baía. Brevemente vão a estaleiro para a sua devida manutenção, estarão de regresso no dia 25 de Abril, onde farão parte de um conjunto de iniciativas alusivas aos 40 anos de liberdade. Haverá navegação livre na Baía e estarão em caís aberto para poderem ser apreciadas pela população.


Apareçam, venha visitar esta maravilhosa terra que é o Seixal. Não faltam motivos de interesse para que passe um dia muito agradável, para quem gosta de barcos e mar, é como se sentisse em casa.

Um Abraço a todos,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

3 comentários:

  1. é para mim um grande prazer em embelezar a nossa linda baia com mais uma embarcação tradicional.
    um agradecimento ao grupo que forma o projecto "raposinho", pois sem a ajuda deles nada disto seria possivel para mim.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Amigo Rui Fragoso.
    Um Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Um projecto muito importante na preservação destas embarcações, fico muito satisfeito pelo aperecimento de pessoas com vontade e que já conseguiram fazer acontecer, continuação do bom trabalho que se tem feito no "Projecto Raposinho"
    Um abraço,
    Nuno Fernandes

    ResponderEliminar

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!