Amigos

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nós decorativos, porta-chaves.

Uma boa noite a todos, 
Andei alguns dias a a fazer uns porta-chaves para colocar aqui no blog. Precisava variar um bocado e fui procurar coisas novas para fazer, novas para mim porque esta arte já vem de  há muitas milhas atrás. Depois do trabalho feito, eis a hora de colocar à consideração do bom gosto de que visita este espaço, embora já tenha recebido alguns elogios sobre este nós que me deixaram muito satisfeito, obrigado a todos eles.
Se gostarem e estiverem interessados podem contactar, também posso fazer ao gosto de cada um, seja na cor como na combinação de nós em cada artigo. Se poderem, deixem o vosso comentário pois certamente que me ajudará a crescer, obrigado.














Para iniciar esta partilha, deixo estes nós num primeiro artigo, de seguida colocarei outros com outras combinações de nós e também efectuados com outros tipos de cabo. Farei três artigos sobre estes porta-chaves, deixarei para o ultimo nós feitos com outras cores para tentar esgotar as opções das combinações possíveis. Muito obrigado pela atenção, apareçam para dar força a este espaço.

Um abraço para todos e fiquem bem.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Baía do Seixal, uma beleza natural.

De certo que os nós de marinheiro não faziam sentido se não existisse o mar, os barcos e o vento que os fazia deslocar. Como tenho um fascínio muito grande por todos este factores, mais uma vez quero partilhar convosco umas fotos da Baía do Seixal. Aqui tão perto de casa, tenho o privilégio de usufruir de uma das mais belas baías naturais, paisagem muito bonitas onde o pôr-do-sol é brutal. Não me canso de falar deste lugar que muitas alegrias me tem dado, tudo farei para ajudar a melhorar este paraíso da margem sul e de todo o Portugal. Ficam mais umas fotos para que vejam do que falo e que vos dê vontade de visitar.








Como podem ver, são muitos os contrastes que podemos encontrar a cada dia, com mais ou menos luz, com muitas ou poucas nuvens, esta baía é linda e eu não me canso de a dar a conhecer. Apareçam para desfrutar de um dia, muito bem passado, perto da água.

Um grande abraço,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pinha de Retinida, um instante e ...

Mais um bocado de cabo, mais uma pinha feita para o pessoal ver. O cabo é um pouco espesso para um porta-chaves mas até não ficou tão grande assim, dá para as chaves de um barco.



Juntamente com este nó, fica um abraço para todos e vão aparecendo.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

domingo, 13 de abril de 2014

Porta-chaves com flutuadores.

Estava um bocado de cabo e duas bóias das redes de pesca a olhar para mim com ar de quem gostava de ser um porta chaves. Eu, que tenho sempre disposição para fazer mais um nó, por vezes nascem dos mais diversos estados de espírito e disposição. Em cada um que faço sinto que fica lá um pouco de mim, seja lá qual for o seu fim. Meia dúzia de voltas e está ai, muito fixe para as chaves de uma embarcação.




Mais um para a colecção, espero que tenham gostado, ainda está de fresco acabado de fazer e com a natural vontade de partilhar. Fica um abraço a todos e vão aparecendo por cá, deixem o vosso comentário, ajudam-me a melhorar. Se precisarem de ajuda, não se acanhem em perguntar.

Nuno Fernandes, (Nós perto do mar)

terça-feira, 8 de abril de 2014

Sines, muito perto do mar...

Como gosto de estar perto do mar, partilho convosco algumas fotos de uma saída para o mar em Sines. Grande abraço para os envolvidos, foi um dia muito bem passado, como são todos os que envolvem mar.


Molhes junto à entrada da marina de Sines. Tudo à grande



Umas fotos da zona costeira, visto do mar, ficamos com uma ideia da beleza desta terra, gosto muito.




 Alguns navios que passaram por nós, mais uma vez tudo em grande.




 As nossas amigas gaivinas, sempre à espera de algo para comer, vai lá vai.



 Já em jeito de despedida de um grande dia, fica uma foto da entrada do porto de abrigo e marina de Sines.




Um dia muito bem passado no mar, pessoal muito fixe a bordo, fica um abraço ao Mateus e obrigado pelo convite.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes, (Nós perto do mar)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nós de marinheiro e suas utilidades (2ª parte)

Nós de marinheiro

Voltando ao tema anterior, vou voltar a falar um pouco mais sobre alguns nós que possam ser de alguma utilidade ou por simples conhecimento. É sempre de grande utilidade saber fazer alguns destes nós, tal como também se pode ver na primeira parte do artigo, são de grande ajuda para manusear uma embarcação, fazendo toda a diferença quando temos de os aplicar para deixar o nosso barco em segurança ou qualquer outra utilização que lhe tenha-mos de dar. Este artigo serve para conhecer os nós superficialmente, alguns facilmente podemos fazer através da imagem mas a ideia é falar um pouco sobre cada um, com um mais de tempo, farei uns vídeos a mostrar como se faz.

Nó Direito


Podemos utilizar este nó para unir dois cabos que não estejam sujeitos a grandes esforços. Não é muito fiável quando se trata de cabos de materiais e bitolas diferentes. Tem a vantagem de não recorrer, se utilizado em cabos da mesma bitola.

Nó Cirurgião


Como o nome indica, temos de dizer que este nó é mais utilizado nas cirurgias aquando das suturações. Na náutica de recreio pode ser usado para unir dois cabos de forma segura.

Nó de Tecelão


O Nó de Tecelão é muito idêntico ao Nó de Escota mas com finalidades diferentes. O Nó de Escota é utilizado para emendar cabos até uma determinada bitola, o Nó de Tecelão serve para emendar fios. Nó muito utilizado na industria tecelã, daí o seu nome.

Nó de Bombeiro




Este nó pode ser executado num cabo quando o queremos utilizar para subida de algum obstáculo, para facilita,r o nó acaba por ter o efeito de degraus de uma escada, ajuda bastante na manobra quando a mesma tenha de ser feita com brevidade. O seu nome deriva do facto de serem os soldados da paz quem lhe dá mais utilização. 

Nó de Espia



Este nó é muito utilizado na emenda de dois cabos, maioritariamente em navios com cabos de bitolas muito elevadas. Quando se quer usar este nó com cabos de bitola diferente, o mesmo deve ser dobrado.

Nó de Cabula


Este nó tem uma utilização similar ao Nó Catau, de grande utilidade quando queremos encurtar um cabo na sua utilização bem como anular uma parte danificada. Com este nó, como foi dito em ultimo lugar, pode ser de grande ajuda, sem ter de recorrer à navalha, podemos dar utilização a um cabo de grande comprimento em que exista uma zona do mesmo que se encontre roçado, o nó acaba por distribuir a força por outras zonas do mesmo.

Lais de Guia Espanhol




Estamos a falar de mais um tipo de Lais de Guia, um nó que também pode ser usado em salvamento em penhascos ou similares em que ajuda na recuperação de pessoas que se encontram em zonas de difícil acesso. Também pode ser utilizado como arnez, nas mais diversas situações de elevação, como a subida a um mastro por exemplo, para substituir umas adriças. Não é o mais usado de todos os Lais de guia mas goza da fama de fiabilidadade deste nó.

Um grande abraço a todos e podem aguardar continuação. Farei o que estiver ao meu alcance para divulgar esta arte de marinheiro, vão aparecendo.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Pinhas de retinida, dá um gosto enorme fazer.

 Mais uns porta-chaves para o pessoal.


Pois é, andava eu numa loja dessas que vende de tudo e mais alguma coisa, á procura de não sei o quê, e dou com uns rolos de cabo que ainda não tinha visto à venda. Os cabos geralmente tem uma cor e umas pequenas riscas de contraste. Este cabo não, tem uma cor de fundo e riscas longitudinais que se conferem um acabamento diferente. Podia ser de melhor qualidade mas tendo em conta o preço, está muito bom.







Acabadas de fazer para poder partilhar convosco, vamos esperar pelas próximas cores para ver no que dá.

Um abraço a todos,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)