Amigos

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nós de marinheiro e suas utilidades (2ª parte)

Nós de marinheiro

Voltando ao tema anterior, vou voltar a falar um pouco mais sobre alguns nós que possam ser de alguma utilidade ou por simples conhecimento. É sempre de grande utilidade saber fazer alguns destes nós, tal como também se pode ver na primeira parte do artigo, são de grande ajuda para manusear uma embarcação, fazendo toda a diferença quando temos de os aplicar para deixar o nosso barco em segurança ou qualquer outra utilização que lhe tenha-mos de dar. Este artigo serve para conhecer os nós superficialmente, alguns facilmente podemos fazer através da imagem mas a ideia é falar um pouco sobre cada um, com um mais de tempo, farei uns vídeos a mostrar como se faz.

Nó Direito


Podemos utilizar este nó para unir dois cabos que não estejam sujeitos a grandes esforços. Não é muito fiável quando se trata de cabos de materiais e bitolas diferentes. Tem a vantagem de não recorrer, se utilizado em cabos da mesma bitola.

Nó Cirurgião


Como o nome indica, temos de dizer que este nó é mais utilizado nas cirurgias aquando das suturações. Na náutica de recreio pode ser usado para unir dois cabos de forma segura.

Nó de Tecelão


O Nó de Tecelão é muito idêntico ao Nó de Escota mas com finalidades diferentes. O Nó de Escota é utilizado para emendar cabos até uma determinada bitola, o Nó de Tecelão serve para emendar fios. Nó muito utilizado na industria tecelã, daí o seu nome.

Nó de Bombeiro




Este nó pode ser executado num cabo quando o queremos utilizar para subida de algum obstáculo, para facilita,r o nó acaba por ter o efeito de degraus de uma escada, ajuda bastante na manobra quando a mesma tenha de ser feita com brevidade. O seu nome deriva do facto de serem os soldados da paz quem lhe dá mais utilização. 

Nó de Espia



Este nó é muito utilizado na emenda de dois cabos, maioritariamente em navios com cabos de bitolas muito elevadas. Quando se quer usar este nó com cabos de bitola diferente, o mesmo deve ser dobrado.

Nó de Cabula


Este nó tem uma utilização similar ao Nó Catau, de grande utilidade quando queremos encurtar um cabo na sua utilização bem como anular uma parte danificada. Com este nó, como foi dito em ultimo lugar, pode ser de grande ajuda, sem ter de recorrer à navalha, podemos dar utilização a um cabo de grande comprimento em que exista uma zona do mesmo que se encontre roçado, o nó acaba por distribuir a força por outras zonas do mesmo.

Lais de Guia Espanhol




Estamos a falar de mais um tipo de Lais de Guia, um nó que também pode ser usado em salvamento em penhascos ou similares em que ajuda na recuperação de pessoas que se encontram em zonas de difícil acesso. Também pode ser utilizado como arnez, nas mais diversas situações de elevação, como a subida a um mastro por exemplo, para substituir umas adriças. Não é o mais usado de todos os Lais de guia mas goza da fama de fiabilidadade deste nó.

Um grande abraço a todos e podem aguardar continuação. Farei o que estiver ao meu alcance para divulgar esta arte de marinheiro, vão aparecendo.

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!