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quarta-feira, 20 de março de 2019

(De)Rota da Cortiça no Rio Tejo (Seixal)



Boa noite, boa gente!
Sou de uma terra onde existia uma forte dinâmica na industria de transformação da cortiça, entre outras a principal fábrica tinha o nome de Mundet dando emprego a muitas pessoas, seja a que transformava bem como a quem realizava o transporte no rio. Esse transporte era efectuado por embarcações tradicionais típicas do estuário do rio Tejo. faziam a ligação à capital Lisboa bem como a outros pontos rio a cima. Estas embarcações também eram conhecidas como "barcos de água a cima". Esta ligação existente entre a cortiça e o rio pode inspirar um porta-chaves pinha de retenida, ligando uma filaça de cortiça a um nó de marinheiro bastante conhecido e de grande ajuda dentro de uma embarcação, mais propriamente para ajudar a lançar cabos para terra ou outra embarcação. 


Para já ficamos com estes primeiros trabalhos em cortiça mas muito em breve vou dar continuidade a esta rota da cortiça no Seixal, tentando manter a ligação entre o rio, fazendo mais umas peças com esta matéria prima bem portuguesa e que ainda mantém algumas raízes no Seixal. Quem sabe levar esta rota mais longe, será que a marinharia e a cortiça ainda tem algo a dizer no Seixal?



Já fazia algum tempo que estava para realizar estes trabalhos, só não tinha encontrado o cabo de cortiça com a qualidade necessária para estes artigos mas cá está, e parece me que bem. Espero que tenham gostado, grande abraço!


Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

4 comentários:

  1. Boas Nuno,
    Acompanho o teu Blog desde o inicio e adorei esta ideia original que tiveste de conceber um porta-chaves com cabo de cortiça.
    Reparei que num dos porta-chaves colocaste um sapatilho e nos outros não, será que o cabo de cortiça não será singelo e com a utilização não irá ceder?
    Também me revi um pouco na história da "Rota da Cortiça" uma vez que o meu avó tinha uma fábrica e a maioria das pessoas que trabalhavam ai em cima nessa industria provinham do Algarve, quer por razões politicas ou por relocalização das fábricas.
    Para terminar, resta-me dizer que também tenho inúmeros porta-chaves e trabalhos de marinharia com cabos e felicitar-te pelo teu blog e trabalho.

    Saúde, da boa! ; )

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    1. Boa tarde Paulo,
      Muito obrigado pela palavras, motivam a continuar a divulgar esta arte. Tanto o rio como a cortiça tinham uma grande importância para estas gentes, é tudo isso que tento retratar.
      Grande abraço e muito obrigado por seguir o meu trabalho.

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  2. Boa tarde, Nuno.
    seria possível dar-nos um email para o poder contactar a propósito de uma possível parceria? Estivemos a ver os seus produtos e alguns vão de encontro aos nossos objetivos.
    Muito obrigada,
    Mafalda Moore

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    1. Boa tarde Mafalda.
      Terei todo o gosto em conversar e fazer uma parceria, muito obrigado pela tenção. Fica o meu contacto: 925702674 e-mail: marinharia1976@gmail.com
      Cumprimentos!
      Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

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Todo o gosto em vos ajudar, contacte!