Amigos

terça-feira, 5 de março de 2019

"Nós perto do mar" na Nauticampo 2019


Este post não só serve para registar a presença dos meus artigos na Nauticampo 2019 mas também para agradecer a oportunidade que me foi dada por um expositor, Galdéria boat. Aceitai participar neste certame porque luto para divulgar esta arte, quase inexistente e com poucas pessoas a realizar estes trabalhos pelas margem do Tejo, já para não falar no País. Entendi aceitar, não participando pessoalmente por motivos muito meus mas coloquei alguns trabalhos que tinha, há ultima da hora, para dar alguma cor ao stand de quem generosamente me convidou.



De salientar que este certame faz 50 anos de existência. Participei uns largos anos nesta feira, em representação de um município, e vi anos bons e menos bons, com muito expositores e anos em que nem tanto mas nunca deixou de ser uma grande feira que muito dignifica a náutica de recreio e desportos náuticos.






Muitas vezes ouço falar que temos de promover estas artes ligadas ao mar, ao rio e a todos as embarcações que usam cabos para se manusear. Mas na prática, se não fosse a persistência de cada um, os projectos de aprendizagem e divulgação morriam à nascença. Desta forma, e porque não existem apoios a quem faz por manter viva a arte de marinheiro, tenho de ficar grato a quem, sem nenhuma responsabilidade pedagógica sobre o que acabei de desabafar, me convidou para participar na Nauticampo, cedendo um pouco do seu espaço para eu poder divulgar esta arte e poder mostrar que existe muito mais para alem do lais de guia.


Ficaram contactos feitos, outros por desenvolver e avaliar a minha capacidade de resposta. São estes apoios que ajudam a divulgar esta arte até porque palavras levam-nas o vento!


As fotos exibidas são de autoria de Galdéria Boat, cedidas gentilmente para ilustrar este pequeno artigo, muito obrigado.

Sempre que precisarem de ajuda disponham, partilharei o que aprendi sem querer nada em troca.

Um abraço para todos,
Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

2 comentários:

  1. Boas Nuno,
    Tenho vindo a acompanhar os teus trabalhos que além de ser magníficos, são uma arte que nem todos têm o prazer de ter o dom para a praticar.
    Fico contente que o teu trabalho tenha sido exposto na Nauticampo, pelo menos sempre conseguiste contactos, que de outra forma seria talvez impossível.
    Por outro lado fico triste porque de fato esta arte cada vez se vê menos.
    Continua com o bom trabalho e espero que consigas atingir os teus objectivos.

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      Muito obrigado pelas palavras, sem duvida que não é fácil levar para a frente um projecto de divulgação sobre esta arte tradicional porque os apoios são inexistentes e tenho de vender algumas peças para conseguir adquirir cabo e acessórios para mais trabalhos fazer e partilhar, tentando despertar o gosto a mais alguém. Enquanto a motivação não me faltar, por aqui vou continuar. Obrigado pela força e grande abraço!

      Eliminar

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!