Amigos

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Museu Fabrica da Pólvora no Seixal

Boa tarde a todos,
Venho partilhar com esta boa gente umas fotos que tive a oportunidade de colher numa visita rápida que fiz à antiga fabrica da pólvora e Sta. Marta do Pinhal, Corroios, Seixal. Certo que não tem nada a ver com o mar mas penso ser importante dar a conhecer um pouco dos materiais utilizados para mover toda a linha existente em toda a fabrica.


Não posso entrar em grandes pormenores e explicações por não ser a minha área mas deixo um Link no final onde podem retirar toda a informação, se for do vosso interesse. Começo por vos mostrar a caldeira, o vapor era responsável por fazer funcionar toda a mecânica.


O vapor aqui produzido pela queima de madeira é canalizado, por meio de tubagem, para um motor a vapor que se encontra a alguns metros e num piso superior. Grande máquina, ainda a funcionar que parece um relógio.







Este motor mono-cilíndrico, é ligado a uma grande roda mecânica que, através de uma cinta, faz girar um cabo de aço que liga a toda a fábrica e alimenta todos os outros instrumentos de fabrico e transformação da pólvora.







Tudo isto não podia funcionar sem algum método de arrefecimento, na falta do actual radiador, eis o sistema utilizado.




Para terminar, fica uma fotografia dos manómetros onde era controlada a temperatura existente na caldeira e no motor.

 
Peço desculpa de não desenvolver mas a minha intenção é dar a conhecer este espaço que mostra um pouco da história existe no meu concelho e convidar todos a visitar esta maravilha da história da mecânica e da pólvora.

Não posso deixar de dizer que o espaço podia estar em melhores condições, falo de obras de fundo que em muito dignificava e valorizava o local bem como acolhia melhor que queira visitar este museu.


Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)









Sem comentários:

Enviar um comentário

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!