Amigos

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Porta-chaves, tingir algodão cru


Quando comecei a fazer nós de marinheiro, utilizava o fio pesca algodão cru. Logo de seguida comecei a utilizar outro tipo de cabos coloridos, mas não era a mesma coisa no que ao porta-chaves pinha de retinida dizia respeito, os tradicionais eram feitos com este cabo. Comecei por perceber que podia tingir este tipo de cabo e dar a cor que nos apetecer. Nestas condições, é possível manter o tipo de material tradicional dando mais vida ao trabalho final.

Trabalhos feitos em algodão cru

Trabalhos feitos em algodão cru

Vou deixar aqui os passos para que possam ver como se faz e também ter noção do acabamento. Comecei por me dirigir a uma drogaria, daquelas mais antigas, e adquiri duas ou três cores para ver como funcionava. Agarrei em uns quantos porta-chaves que tinha feito, em algodão sintético e cru, e vai de preparar um tacho velho, uma ripa fina de madeira para misturar e é só juntar água e sal.

Começo por vos mostrar o material que utilizei:
- Porta-chaves Pinhas Retinida,
- Tacho velho, que já não usem,
- Corante em pó para tingir roupa,
- Sal grosso,
- Ripa de madeira para misturar.


Não queria começar este parágrafo sem dizer que este trabalho deve ser feito recorrendo a uma mascara de proteção.

Consoante as medidas que vem mencionadas no corante, começamos por por água para ferver dentro de um tacho. Chegando a esse estado, começamos por adicionar o corante pretendido. Deixar cair pequenas porções enquanto mistura com a ripa de madeira, insistir até que fique bem misturado. Não é nada difícil de fazer.

Vou mostrar a cor preto porque é a que estou a fazer no momento mas mais para a frente mostro trabalhos com outras cores.

Porta-chaves já tingidos a preto, algodão cru


Como podem observar, um acabamento muito bom


Abaixo, mostro alguns porta-chaves feitos recorrendo ao algodão sintético. Nestes caso, dá para ver que o corante não agarra tão bem como no algodão cru. Fica aqui a dica de nunca usar material sintético, o acabamento não será o mesmo nem conseguimos chegar à cor.

Porta-chaves em algodão sintético

Porta-chaves em algodão sintético tingidos em preto
Espero que tenha gostado do trabalho final, eu gosto muito dos trabalhos em preto, de outra forma não seria possível encontrar cabo tradicional com cores. Assim, somos nós que definimos a cor que pretendemos, é só encontrar o corante desejado.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

2 comentários:

  1. Boa noite, será que me podia dizer que nó é utilizado na última imagem deste site, no último porta-chaves, logo no início?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, peço desculpa mas não estou a perceber a que porta-chaves está a referir. Nesta ultima imagem deste post, o nó é a pinha de retenida e não de botija.

      Eliminar

Todo o gosto em vos ajudar, contacte!